A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) concluiu, com sucesso, a operação de segurança para a aplicação da primeira fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) neste domingo, 5 de outubro. O certame, que atraiu 102,9 mil inscrições somente no DF, exigiu uma mobilização estratégica de efetivo para garantir a lisura e a integridade de todos os 168 locais de prova.
O esquema operacional da PMDF foi iniciado às 5h e se estendeu até o início da noite deste Domingo. Para assegurar a eficiência, a corporação reforçou o patrulhamento com o emprego de equipes de sobreaviso, mantendo a capacidade de pronta resposta a qualquer tipo de incidente – o aumento do efetivo foi notório e fundamental para o sucesso da missão.
O policiamento foi executado de forma motorizada e a pé, cobrindo com precisão as áreas internas e o entorno dos pontos de aplicação, incluindo o Centro Universitário de Brasília (CEUB), na Asa Norte, que recebeu o maior número de candidatos. As ações da PMDF se concentraram, ainda, no controle e na fluidez do tráfego, conseguindo gerenciar o intenso fluxo de veículos e pedestres que se deslocaram para as provas.
A atuação preventiva da PMDF foi essencial para evitar ocorrências criminais. A orientação para que os candidatos evitassem deixar objetos de valor à mostra nos veículos contribuiu diretamente para a redução de furtos, permitindo que os participantes se concentrassem integralmente na realização do exame. A conclusão da operação reforça o preparo e a dedicação da PMDF em garantir a segurança em eventos de grande magnitude e relevância social.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF – Muito mais que segurança