PMDF realiza Solenidade de Encerramento do VII Curso de Especialização em Policiamento Diplomático – 2025

Na manhã desta segunda-feira (8), no Auditório do Colégio Militar Tiradentes, foi realizada a solenidade de encerramento do VII Curso de Especialização em Policiamento Diplomático – 2025, promovido pelo 5º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal.

O evento celebrou a dedicação e a excelência dos 43 concluintes, sendo 41 policiais militares da PMDF, além de um capitão da Polícia Militar do Piauí e uma capitã da Polícia Militar do Pará, o que reforça o caráter de integração nacional do curso. A solenidade também homenageou os primeiros colocados desta edição.

O curso tem como objetivo capacitar policiais militares com conhecimentos técnicos e específicos para atuar no gerenciamento e execução do policiamento ostensivo voltado à proteção do corpo diplomático acreditado no Brasil. O 5º BPM – Batalhão Rio Branco – é a única unidade policial do país a ministrar esta formação, consolidando-se como referência nacional na área.

Com experiência consolidada, o 5º Batalhão tem desempenhado papel fundamental na proteção das instalações diplomáticas e na garantia da integridade do corpo diplomático no Distrito Federal, assegurando a tranquilidade necessária ao pleno desenvolvimento de suas atividades.

Os três primeiros colocados do curso, foram:

3º lugar: CB QPPMC Danilo Mendes de Vasconcelos

2º lugar: SD QPPMC Jaemison Carvalho de Moura

1º lugar: SD QPPMC Rebeca Borges Simplício

A conquista representa o resultado de esforço constante, disciplina e desempenho exemplar, refletindo o compromisso individual de cada agraciado com os valores da Polícia Militar do Distrito Federal.

Um dos momentos mais marcantes da solenidade foi a entrega da Boina Azul e dos diplomas aos formandos. Mais que símbolos e documentos, representam a vitória da superação, do esforço e da disciplina, além de reafirmar o compromisso dos policiais militares em servir com lealdade e excelência à nobre missão de proteger o corpo diplomático acreditado no país.

A Boina Azul é reconhecida mundialmente como símbolo da paz. Sua origem remonta a 1956, quando as primeiras Forças de Paz da ONU foram enviadas ao Oriente Médio, durante a Crise de Suez, como distintivo de neutralidade e proteção. Assim como os “boinas azuis” da ONU, os policiais militares diplomáticos da PMDF assumem a missão de garantir segurança em um ambiente internacional.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis, militares e diplomáticas, entre elas: o embaixador de Taiwan, sr. Benito Lião; o secretário-executivo de Relações Internacionais do GDF, Paulo César Chaves; o presidente do Conselho de Segurança da ONU no Brasil, José Madureira.

O comandante do 5º BPM, TC QOPM Sérgio Carrera, parabenizou os formandos e destacou o empenho dos policiais da unidade.

Representando a Comandante-Geral da PMDF, o Cel QOPM Renato Braga, comandante do 1º Comando de Policiamento Regional, ressaltou o compromisso da Corporação em investir constantemente na qualificação de seus policiais, de modo a melhor servir à sociedade do Distrito Federal e à comunidade internacional.

pesquisar no portal