Fotos: Sargento Isac Nóbrega do CCS
Na manhã desta sexta-feira (28), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou de uma coletiva de imprensa na Cidade da Polícia, na Torre de TV, ao lado da cúpula da Segurança Pública do DF. O evento detalhou o planejamento estratégico para garantir a segurança durante as festividades de Carnaval do DF.
O evento contou com a presença da Vice-Governadora do DF, Celina Leão, do Secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Torres Avelar, da Comandante-Geral da PMDF, Coronel Ana Paula Barros, do Secretário de Cultura do DF, Claudio Abrantes, entre outras autoridades civis e militares.
Com o aumento esperado de público – cerca de 2 milhões de pessoas, um crescimento superior a 30% em relação ao ano passado – a PMDF atuará em 179 blocos autorizados pela Secretaria de Cultura, garantindo policiamento ostensivo e preventivo em todas as regiões administrativas do DF.
Para reforça a segurança as forças de segurança contarão com a Cidade da Segurança Pública, localizada no estacionamento superior norte da Torre de TV, que funcionará como ponto estratégico para operações policiais.
A Comandante-Geral da PMDF, Coronel Ana Paula Barros Habka falou sobre a dinâmica de funcionamento da Cidade da Polícia. “Montamos a Cidade da Segurança Pública, onde centralizamos toda a organização e o planejamento da segurança para o Carnaval. Hoje é o primeiro dia em que, de fato, realizaremos a liberação do policiamento para a festa. Aqui, reuniremos a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e o Detran. Teremos um coronel à frente todos os dias, responsável por concentrar todos os dados e acompanhar em tempo real o que acontece nos diversos eventos, garantindo a coordenação de todas as ações.”
Todo o efetivo da PMDF estará mobilizado, incluindo os 1.200 policiais em formação do Curso de Formação de Praças, além das unidades especializadas, como BPChoque, Rotam, Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Trânsito, Batalhão de Policiamento com Cães e Batalhão de Aviação Operacional.
A segurança também será intensificada nas estações do metrô, onde haverá revista pessoal para impedir a entrada de objetos proibidos, como garrafas de vidro e armas brancas. Para facilitar o deslocamento e reduzir o tráfego de veículos particulares, o transporte público será gratuito durante todo o período carnavalesco, começando à 0h de sábado (1º/3) e se estendendo até as 23h59 de terça-feira (4/3).
A PMDF reforça a importância de um Carnaval consciente e seguro. Blitz da Lei Seca serão realizadas em diversos pontos da cidade para coibir infrações e garantir a segurança viária. Além disso, haverá restrições e alterações no trânsito, e os foliões devem ficar atentos aos bloqueios e desvios.
Para quem optar por táxis ou transporte por aplicativo, pontos exclusivos de embarque e desembarque estarão disponíveis na Feira da Torre, Estação Rodoviária e Clube do Choro.
A PMDF segue comprometida em garantir um Carnaval de paz, com policiamento eficiente, transporte acessível e ações preventivas para que todos possam aproveitar a folia com tranquilidade.
Centro de Comunicação Social
PMDF – Muito mais que segurança