Na manhã de hoje, 19 de fevereiro de 2025, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou a abordagem de um motociclista que praticava manobras perigosas em via pública, próximo à Catedral de Brasília.
A equipe policial, em patrulhamento na região, flagrou o condutor da motocicleta, de cor preta, empinando o veículo em uma roda, manobra proibida, e coloca em risco a segurança de pedestres e outros motoristas. Após acompanhamento tático, a equipe da PMDF conseguiu abordar o motociclista em frente à Catedral. Durante a revista, nada de ilícito foi encontrado. O condutor, identificado como Lucas, é habilitado e não possui mandado de prisão em aberto, porém possui antecedentes criminais por tráfico de entorpecentes, já tendo cumprido pena por este crime.
Diante da manobra perigosa, o motociclista foi autuado com base no artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tipifica a conduta de “utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa”, e no artigo 230, inciso IX, que pune a condução de veículo “com uma das rodas levantadas”.
A motocicleta foi apreendida e recolhida, conforme determina o CTB. O condutor foi apresentado à 5ª Delegacia de Polícia (DP), onde o delegado de plantão, após análise do caso, não considerou necessária a autuação em flagrante. A PMDF reafirma seu compromisso com a segurança viária e a ordem pública, e intensifica o patrulhamento e a fiscalização para coibir manobras perigosas e outras infrações de trânsito que possam colocar em risco a vida de cidadãos.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF – Muito mais que segurança