PMDF prende líder de Organização Criminosa responsável por roubos e furtso em joalherias em todo o Brasil

Na tarde desta segunda-feira, 12 de fevereiro, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMDF, em ação conjunta com a PMGO, prendeu um homem foragido da justiça acusado de ser o mentor intelectual de uma organização criminosa responsável por roubos a joalherias de luxo em diversos estados do Brasil.

O homem, de 44 anos, possuía uma extensa ficha criminal em vários estados e foi identificado como um dos principais responsáveis por planejar e coordenar os assaltos em Goiás, Maranhão e Distrito Federal. A organização criminosa, especializada em furtos e roubos de joias, causou prejuízos milionários, com destaque para a última ação no estado do Maranhão, onde o prejuízo estimado foi de vários milhões de reais.

A abordagem ocorreu quando as forças de segurança localizaram o acusado na Rodoviária Interestadual. O indivíduo tentou se livrar da prisão apresentando documentos de identidade falsos, mas foi rapidamente reconhecido. Ele também portava um celular produto de roubo ou furto. Durante a prisão, foram encontradas roupas que teriam sido usadas nas últimas ações criminosas. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva expedido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, relacionado a crimes de roubo, furto e associação criminosa.

As investigações indicam que o grupo planejava uma grande ação no estado de Minas Gerais, mas o líder foi detido antes que o crime fosse executado.

A operação foi possível graças à troca de informações entre diversas forças de segurança, incluindo a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, PMDF e PMGO.

O acusado foi apresentado na 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul), e as investigações continuam para identificar e prender os demais integrantes da organização criminosa.