A Polícia Militar do Distrito Federal por meio do Centro de Políticas de Segurança Pública (CPSP) realizou na última sexta-feira (31) a campanha Janeiro Branco.
O evento aconteceu no Parque Nacional (Água Mineral), e contou com a presença de mais de 50 policiais.
O objetivo da campanha é alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional, com foco na prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
O mês de janeiro foi escolhido por ser propício para refletir sobre a vida, relacionamentos e objetivos, e pensar em estratégias para o bem-estar emocional. A cor branca foi escolhida para simbolizar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças;
Durante o evento, foi realizado um café da manhã comunitário, seguido de uma palestra desenvolvida pelo Centro de Assistência Psicológica e Social (CAPS), abordando a temática “a importância dos cuidados com a saúde mental”, conteúdo de extrema importância para os profissionais da segurança pública.
Também esteve presente na ocasião, o Subcomandante Geral da PMDF, Coronel Camargos, que abordou a relevância de ações como essa para o fortalecimento da saúde mental dos nossos policiais e a importância do autocuidado no cotidiano da profissão.
Para a realização do evento, o CPSP pode contar com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), que acompanhou os participantes numa caminhada guiada, proporcionando contato com a natureza e um momento de reflexão.
A finalidade da Campanha no âmbito da PMDF foi promover a saúde, a qualidade de vida, a prevenção dos policiais militares sob riscos e agravos à saúde relacionados aos casos de estresse, bem como fomentar a parceria entre os órgãos.
Texto: CPSP