Alunas do XI Curso de Formação de Praças da PMDF participam de estágio supervisionado no Copom Mulher

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reafirma seu compromisso com a formação de policiais preparados para atender às diversas demandas do serviço militar, incluindo o enfrentamento à violência doméstica. Durante o XI Curso de Formação de Praças (CFP XI), as alunas estão realizando estágio supervisionado no Copom Mulher, um canal especializado de atendimento para mulheres vítimas de violência doméstica.

Essa capacitação faz parte do treinamento das futuras policiais, preparando-as para atuar com sensibilidade e eficácia no atendimento a ocorrências dessa natureza. O Copom Mulher, que integra o programa Busca Ativa, é um serviço exclusivo para mulheres que ligam para o 190. Ele garante um atendimento humanizado, realizado por uma equipe composta exclusivamente por mulheres policiais militares.

De acordo com o major Arantes, coordenador do CFP XI, todos os alunos do curso irão realizar o estágio supervisionado no Copom Mulher, reforçando o compromisso da PMDF com a formação completa e abrangente de seus policiais.

O serviço funciona com 15 atendentes em escala, sendo seis por turno, treinadas para escutar denúncias e identificar sinais indiretos de perigo, como tom de voz ou mensagens implícitas, caso a vítima não possa se expressar diretamente. Durante o atendimento, a ocorrência é encaminhada à viatura policial mais próxima para garantir uma resposta rápida e eficaz.

O programa facilita o contato direto entre a vítima e a equipe policial da área, que verifica presencialmente a situação relatada. A preparação das atendentes inclui técnicas para reconhecer situações de emergência mesmo em chamadas não verbais.

O Copom Mulher da PMDF reflete o empenho da instituição em proteger e apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade. O estágio das alunas do CFP XI nesse projeto fortalece a formação policial e garante que futuras agentes estarão preparadas para lidar com essa realidade de forma ética, ágil e humanizada.

Centro de Comunicação Social
PMDF – Muito mais que segurança