A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realiza, nesta quarta-feira (18), o lançamento da 10ª Edição da Operação Força Total – Polícias Militares a Serviço do Brasil. O evento ocorrerá às 17h, na Quadra Central da Galeria Central, localizada atrás do Boticário, próximo à Administração de Sobradinho. A iniciativa integra um esforço conjunto de todas as Polícias Militares do país, idealizada pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares (CNCG).
Com realização simultânea em todas as unidades da federação, a Operação Força Total visa prevenir e reprimir crimes que ameaçam a sociedade. No Distrito Federal, a operação será executada nos dias 19 e 20 de dezembro de 2024, das 00h às 23h59, com foco em reforçar o policiamento ostensivo e preventivo. O Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME) coordenará as atividades, intensificando as ações em áreas estratégicas: Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Itapoã e São Sebastião.
Sob a liderança do 5º Comando de Policiamento Regional (5º CPR) e suas unidades subordinadas, a operação atuará diretamente para ampliar a sensação de segurança nas comunidades, por meio de abordagens qualificadas a pedestres e veículos, combate ao tráfico de drogas, repressão ao porte ilegal de armas e enfrentamento a crimes contra o patrimônio e a vida.
Um dos principais diferenciais da Operação Força Total é o envolvimento integral do efetivo policial, incluindo equipes de serviço ordinário (SVG) e o contingente administrativo, que será mobilizado para ampliar a capacidade operativa. O esforço reflete o compromisso da PMDF em proteger a sociedade brasiliense e fortalecer a confiança da população nas instituições de segurança pública.
“A operação foi estruturada para trazer resultados práticos e imediatos à sociedade, combatendo crimes violentos e promovendo a paz social”, destacou o comandante do 5° CPR.
Com foco prioritário no roubo a transeuntes e outros crimes violentos contra o patrimônio, a operação reforça a presença policial nas ruas, promovendo ações visíveis e coordenadas. A atuação intensiva em áreas sensíveis também visa fortalecer o sentimento de segurança nas comunidades atendidas, prevenindo ocorrências e garantindo uma resposta rápida e eficiente.
A Operação Força Total – Polícias Militares a Serviço do Brasil representa um marco na integração das forças policiais em todo o país. A ação simultânea demonstra a importância da união de esforços entre as Polícias Militares na busca por resultados efetivos contra a criminalidade.
Durante os dois dias de mobilização, cada ação será planejada e executada com o objetivo de inibir a violência, garantir a ordem e proporcionar segurança à população do Distrito Federal.