Batalhão Ambiental da PMDF apreende aves silvestres e arma de fogo em Planaltina

Em mais uma importante ação de combate aos crimes ambientais, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou uma operação neste sábado (14) em Planaltina, resultando na apreensão de aves silvestres e uma arma de fogo.

A ação foi deflagrada após uma denúncia anônima que indicava a criação ilegal de animais silvestres em uma residência na cidade. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram seis pássaros de diversas espécies, incluindo papagaios, periquitos e coleirinhos, confinados em gaiolas. Além das aves, os agentes apreenderam uma garrucha calibre 22 caseira e uma munição.

O responsável pelos animais foi detido e conduzido à 16ª Delegacia de Polícia (DP), onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. A Polícia Civil informou que o indivíduo já possui passagem pela polícia por porte ilegal de arma.

As aves apreendidas serão encaminhadas para um centro de triagem de animais silvestres (reabilitação), onde passarão por avaliação veterinária e, se estiverem em condições, serão soltas em seu habitat natural. A criação de animais silvestres é proibida por lei no Brasil e configura crime ambiental.

Resumo de apreensão da operação:
• 6 pássaros silvestres em gaiolas, sendo eles:
• 2 gaiolas de madeira
• 4 gaiolas de ferro
• 1 garrucha 22 caseira
• 1 munição