A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Grupamento de Operações no Cerrado do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, com apoio de policiais de área do 21º Batalhão, flagrou na tarde desta quinta-feira, 22, uma ação de parcelamento irregular de solo público e crime ambiental na região conhecida como Café Sem Troco, em São Sebastião/DF.
A PMDF foi acionada por volta das 15h, via 190, para averiguação de denúncia relacionada à possível ocupação irregular da área.
Ao chegarem ao local, os policiais se depararam com cerca de 10 indivíduos realizando a supressão de vegetação nativa, incluindo o corte de espécies protegidas como pequizeiros, barbatimão, copaíba, lobeira, entre outras, caracterizando crime ambiental.

Com a aproximação da equipe policial, aproximadamente seis indivíduos conseguiram fugir pela vegetação, enquanto quatro autores foram detidos em flagrante.
Durante a ação, os policiais constataram ainda o piquetamento da área e a construção de barracões de lona, evidenciando parcelamento irregular de solo público, com impacto em uma área estimada de aproximadamente 10 hectares.

No local, foram apreendidos diversos instrumentos utilizados na prática criminosa, entre eles facões, foices, enxadas, facas, alicates, martelos, fitas zebradas, além de outras ferramentas.
Entre os detidos estão um casal de idosos, de 65 e 63 anos, uma jovem de 21 anos e um homem de 30 anos, este último com passagens anteriores por furto e porte ilegal de arma de fogo.
Diante dos fatos, os indivíduos, juntamente com todo o material apreendido, foram conduzidos à 30ª Delegacia de Polícia, onde a ocorrência foi registrada e segue em apuração pelos crimes de esbulho possessório e crime contra a flora.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF – Muito mais que segurança
