A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por intermédio do Grupo de Operações de Trânsito do BPTran (GOT), deteve um motorista por direção perigosa na noite desta quarta-feira (07). O fato ocorreu por volta das 23h30, durante a Operação Álcool Zero na Avenida Sibipiruna.
Ao avistar o ponto de bloqueio, o condutor de um GM Onix empreendeu fuga em marcha à ré, gerando perigo aos cidadãos que trafegavam logo atrás. Em seguida, ingressou na contramão da Rua Açaí, quase colidindo com veículos que circulavam e que estavam estacionados.
Durante o acompanhamento tático, o motorista desceu pela Avenida Araucárias, avançou sinais vermelhos e quase abalroou um motociclista, além de quase atropelar um pedestre. A interceptação ocorreu na Avenida Vereda da Cruz, onde o condutor e os demais ocupantes ofereceram resistência passiva e desobedeceram às ordens de desembarque, sendo necessário o uso moderado da força e o uso de algemas para contenção.
Embora o teste do etilômetro não tenha constatado ingestão de álcool, o condutor admitiu o uso de substâncias entorpecentes momentos antes da abordagem. Na vistoria veicular, foram encontrados resquícios de substância análoga à maconha.
O homem, de 23 anos, foi conduzido à 21ª Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de direção perigosa (Art. 308 do CTB). Foram lavrados diversos autos de infração, incluindo forçar passagem entre veículos, desobediência e transpor bloqueio policial. O veículo foi removido ao depósito do DER.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF – Muito mais que segurança
