Comandante-Geral da PMDF ministra palestra no Batalhão de Polícia do Exército de Brasília

A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio da Comandante-Geral Coronel Ana Paula Habka, ministrou, nesta segunda-feira (13/09), uma palestra no Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB), comandado pelo Coronel Carlos Augusto Silva Neto. O evento reuniu 18 estagiárias do sexo feminino e 50 oficiais e praças da unidade militar. A atividade teve como objetivo capacitar o segmento feminino para o desempenho das funções de monitor e instrutor de lutas, além de despertar o interesse pela prática das artes marciais como instrumento de fortalecimento físico, mental e emocional nos cursos de Estágio de Segurança e Proteção de Autoridades (ESPA), Estágio de Motociclista Militar e Batedor (EMBM) e Estágio de Combate Corpo a Corpo (ECCC) ministrados pelo BPEB, de modo também a contemplar as policiais militares.

Durante a palestra, a Comandante destacou a importância da disciplina, respeito, humildade e controle emocional como pilares fundamentais da vida militar e da prática marcial. Ressaltou ainda que a autoconfiança, o condicionamento físico e mental, e o equilíbrio emocional são essenciais para o enfrentamento dos desafios diários da segurança pública. “A força é quando a mente sustenta o corpo”, enfatizou, ao abordar a necessidade de preparo técnico e psicológico em situações de risco.

A Coronel Ana Paula destacou também que a arte marcial contribui para a melhoria da reação técnica e segura, permitindo uma tomada de decisão assertiva sob pressão e uma postura confiante e atenta diante de cenários adversos. Enfatizou que o desenvolvimento da leitura de ambiente e do autocontrole emocional são habilidades indispensáveis tanto dentro quanto fora da tropa, tornando a policial militar uma referência de coragem e superação.

Em sua fala, reforçou a importância da inspiração e do exemplo feminino dentro das forças de segurança, afirmando que “a mulher que aprende a lutar também aprende a não se calar”. O incentivo à participação das mulheres nas artes marciais e nas funções de liderança é marcada pelo avanço da representatividade feminina na Corporação, que hoje possui 10% do efetivo composto por mulheres e seis oficiais no posto de comandante de unidades operacionais.

A palestra abordou ainda aspectos práticos da aplicação das artes marciais no cotidiano policial, como a separação de conflitos, a intervenção rápida e eficaz sem escalada de violência e a tentativa de desarme de policiais por criminosos. Foram apresentados conceitos de leitura corporal, deslocamento estratégico, bloqueio e controle de distância, que permitem neutralizar ameaças de forma segura, proporcional e técnica, preservando a integridade física dos envolvidos.

A Coronel ressaltou que a segurança pública moderna é feita com inteligência, técnica e coragem, e que a mulher policial deve estar sempre fisicamente apta e psicologicamente preparada para proteger a sociedade, a família e a si mesma. A prática constante de artes marciais reforça valores de autodomínio, equilíbrio e resiliência, elementos indispensáveis ao exercício da profissão e à preservação da vida
Ao final, a Comandante expressou agradecimentos ao Tenente-Coronel Silva Neto, destacando: “ sinto grande honra e felicidade de ter podido participar da formação de mulheres também no Exército Brasileiro, fortalecendo uma parceria que engrandece as instituições e beneficia toda a sociedade. Minha continência respeitosa a cada um dos senhores.”

Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF – Muito mais que segurança

 

pesquisar no portal