PMDF flagra desmatamento e parcelamento irregular de solo em área da Embrapa Cerrado

Na tarde desta segunda-feira (29/09/2025), a Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Grupamento de Operações no Cerrado (GOC) com apoio do Grupo Tático Ambiental (GTA), atuou em uma ocorrência de crime ambiental na área da Embrapa Cerrado, em Planaltina/DF.

A ação foi desencadeada após informações repassadas pelo serviço de inteligência da Polícia Militar Ambiental. No local, as equipes flagraram 18 pessoas — sendo 14 maiores de idade e quatro menores — realizando corte de árvores, configurando desmatamento ilegal previsto no Art. 50 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). Também foi identificado o piquetamento da área e a construção de barracões de lona, caracterizando parcelamento irregular de solo público, tipificado no Art. 50 da Lei nº 6.766/1979.

Diante dos fatos, os maiores de idade foram conduzidos à 16ª Delegacia de Polícia para registro da ocorrência e adoção das medidas legais cabíveis. Os menores permaneceram no local para apuração preliminar, não havendo necessidade de encaminhamento à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF – Muito mais que segurança
Orgulho de ser Policial Militar

pesquisar no portal