Iniciando as atividades desenvolvidas no contexto do “Agosto Lilás”, mês alusivo à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, policiais do PROVID do 27º BPM ministraram palestra sobre a temática a membros da comunidade da Paróquia São Miguel, na Quadra 106 do Recanto das Emas. A palestra foi realizada por iniciativa do Pároco Local, o Padre Thaisson, tendo por objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da temática e do engajamento de todos para a construção de soluções e promoção da proteção integral à mulher.
Ministraram a palestra o 1º Tenente Marco Teixeira, Coordenador Setorial do PROVID no Recanto das Emas e em Água Quente, e a 3º Sargento Amanda. Os policiais apresentaram um breve histórico da prevenção à violência doméstica no Brasil, bem como ofereceram orientações sobre a definição legal de violência doméstica à luz da Lei nº. 11.340/06 (Lei Maria da Penha), as espécies de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral) e as formas de identificá-las em situações concretas. Também foram apresentadas orientações sobre as medidas protetivas de urgência e a importância do registro policial por parte das vítimas como forma especialmente efetiva de prevenção ao feminicídio.
Ao final, os policiais apresentaram as ações de prevenção e enfrentamento à violência doméstica contra a mulher atualmente desenvolvidas no âmbito da PMDF, em especial, o trabalho do Policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica (PROVID). Foram explicados os 03 (três) eixos norteadores da atuação do PROVID, quais sejam, a prevenção primária, por meio de palestras e reuniões, a prevenção secundária, por meio da realização do acompanhamento e visitas a núcleos familiares atingidos de forma mais grave pela violência doméstica, e a articulação em rede, por meio da qual diversos órgãos interagem de forma integrada e coordenada visando a construção de fluxos de trabalho e o rompimento do ciclo de violência doméstica em casos concretos.