A Polícia Militar do Distrito Federal marcou presença na I Conferência Nacional iLab-Segurança 2025, realizada nos dias 1º, 2 e 3 de julho, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília. O evento, considerado um dos maiores encontros estratégicos da área no país, reuniu lideranças das forças de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal, além de especialistas, autoridades civis, representantes do setor privado e do Poder Judiciário.
Promovida pelo Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (CONSESP), a conferência é presidida atualmente pelo Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar. O objetivo do encontro é fortalecer a integração institucional, valorizar boas práticas regionais, propor soluções conjuntas e consolidar estratégias nacionais para o enfrentamento à criminalidade.
Durante a cerimônia de abertura, a Vice-Governadora do Distrito Federal, Celina Leão, representou o Governo do DF. A PMDF foi representada pelo Subcomandante-Geral, Coronel Fabrício Boechat de Camargos, que participou de uma reunião extraordinária do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG). O CNCG é o colegiado responsável por reunir os Comandantes-Gerais das Polícias Militares de todo o país, com o propósito de promover articulações entre as corporações e debater políticas públicas de segurança.
Durante a reunião do CNCG, o Coronel Camargos realizou a entrega da Medalha Tiradentes, a mais alta honraria da PMDF, a Oficiais das Polícias Militares dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Alagoas. Foram condecorados os Coronéis Carlos Frederico Otoni Garcia (Comandante-Geral da PMMG), Cláudio Fernando Carneiro Tinoco (Comandante-Geral da PMMT) e o Tenente-Coronel Fernando José Ferreira Soares Júnior (PMAL).
Com a participação de mais de 130 comandantes, delegados, peritos e gestores, a programação da conferência incluiu painéis técnicos sobre inteligência policial, combate ao crime organizado, uso de tecnologias de monitoramento, gestão prisional, valorização profissional, integração de bancos de dados e políticas preventivas.
Simultaneamente, ocorreu a Expo iLab, feira de soluções tecnológicas aplicadas à segurança pública, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). O evento também contou com espaços voltados à articulação estratégica, como o “Lounge da Segurança Pública”, salas de reuniões privadas e o “Espaço Voz da Segurança”, dedicado à gravação de conteúdos e podcasts.
A conferência seguiu nesta quarta-feira (2) com exposições, palestras e debates temáticos. O CNCG também deu continuidade às reuniões entre os Comandantes-Gerais para discussão de pautas de interesse comum às corporações militares estaduais.
Para a PMDF, a participação no iLab-Segurança 2025 reafirma o compromisso com a modernização institucional, a eficiência operacional e o protagonismo da corporação no debate nacional sobre segurança pública.