Título de Cidadã Benemérita: Cel. Mônica de Mesquita Miranda

A Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu, nesta quinta-feira (15), às 19h, o título de Cidadã Benemérita à coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Mônica de Mesquita Miranda.


A homenagem, de autoria do deputado João Cardoso (Avante), reconhece a trajetória exemplar da coronel Mônica, pioneira na corporação e referência nacional em liderança, cuidado com a saúde mental dos militares e valorização das mulheres na segurança pública.
A coronel Mônica foi a primeira mulher a assumir o posto máximo no CBMDF. Dedicou sua vida ao serviço público, atuando em funções estratégicas com competência, ética e espírito público.
“Essa é uma justa homenagem a quem tanto fez – e continua fazendo – pelo nosso Distrito Federal. A coronel Mônica é um exemplo de dedicação, liderança e sensibilidade no comando”, destacou o deputado João Cardoso.
A comandante-geral da Polícia Militar do DF, coronel Ana Paula Barros Habka, também prestou homenagem, parabenizando o deputado pela iniciativa: “Ela inspirou e mostrou, com coragem, a força e a capacidade da mulher. Conduziu sua corporação com respeito e profissionalismo. Uma grande mulher e uma grande profissional”, ressaltou a comandante.


A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar; o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), desembargador Roberval Casemiro Belinati; o presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB); e a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka.

pesquisar no portal