A Secretária de Estado da Segurança Pública de Roraima, Coronel QOCPM Carla Jordanna Aparecida Rodrigues Meneses, recebeu a mais alta condecoração da Polícia Militar do Distrito Federal, a Medalha “Alferes Joaquim José da Silva Xavier” no grau Grã-Cruz. A honraria é um reconhecimento do seu notável e contínuo trabalho em prol da segurança pública em seu estado.
A entrega solene da medalha ocorreu em 14 de maio de 2024, no Comando Geral da PMDF.
Instituída originalmente pelo decreto nº 5.272, de 6 de junho de 1980, a Medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier ascendeu à Ordem do Mérito por meio do decreto nº 32.783, de 1º de março de 2011. Desde então, consolidou-se como a mais significativa distinção honorífica da Polícia Militar do Distrito Federal.
A Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier possui os graus Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador e Cavaleiro. Seu propósito é condecorar policiais militares do Distrito Federal, militares de outras corporações (nacionais e estrangeiras), suas bandeiras e estandartes, bem como civis e pessoas jurídicas de direito público ou privado que, por seus serviços, ações ou méritos excepcionais, demonstrem alta relevância e mereçam o reconhecimento da Polícia Militar do Distrito Federal.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF – Muito mais que segurança