PMDF promove integração com estudantes em concurso de redação

Fotos: Álef Vilar e Junior Marra

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recebeu, na tarde de quarta-feira (7), no Quartel do Comando-Geral (QCG), alunos da Escola Classe 55 de Ceilândia, participantes do Concurso de Redação promovido pelo 10º Batalhão de Polícia Militar.

Os estudantes foram recepcionados pela Comandante-Geral da PMDF, Coronel Ana Paula Barros Habka, em um momento marcado por emoção, reconhecimento e incentivo à educação. A visita ao QCG faz parte de um projeto que visa aproximar a corporação da comunidade escolar, promovendo valores como cidadania, respeito, responsabilidade e cultura de paz entre os jovens.

O projeto, que está em sua 7ª edição, é realizado anualmente em parceria com uma escola pública diferente. Após a escolha da instituição, a PMDF realiza uma visita à escola, na qual batalhões e especializadas apresentam as atividades desenvolvidas por suas respectivas unidades.

O tema das redações é a própria Polícia Militar do Distrito Federal. Participam do concurso alunos do 4º e 5º anos. Vinte redações são selecionadas e, entre elas, são escolhidas as três melhores.

Os alunos autores dos textos selecionados participaram de um dia inteiro de atividades com a PMDF. Pela manhã, assistiram a um filme no JK Shopping e se divertiram na área recreativa. Também visitaram o Museu e a Biblioteca da PMDF. Almoçaram no restaurante da CABE e, no período da tarde, foram recebidos pela Comandante-Geral. Na ocasião, as três redações vencedoras foram lidas, e seus autores receberam medalhas. Os alunos puderam conhecer mais de perto o funcionamento da corporação. Durante o encontro, a Coronel Ana Paula conversou com os estudantes e destacou a importância da iniciativa.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer a rotina da instituição, visitar as instalações do QCG e interagir com policiais da unidade. Para muitos deles, foi a primeira visita a um quartel militar.

Para encerrar as atividades, foi realizada uma cerimônia no 10º Batalhão, com a presença dos pais ou responsáveis. A aluna classificada em primeiro lugar recebeu uma bicicleta como prêmio; o segundo e o terceiro colocados ganharam um par de tênis.

A iniciativa do 10º BPM integra um conjunto de ações voltadas ao policiamento comunitário e ao fortalecimento do vínculo entre a PMDF e a população da Ceilândia.

O comandante em exercício do batalhão, Major Lobo, também esteve presente e reafirmou o compromisso da unidade com a educação e com o estreitamento dos laços com a juventude.
A Polícia Militar do Distrito Federal acredita que ações como essa são fundamentais para formar cidadãos conscientes e promover uma cultura de paz nas comunidades.