PMDF reforça segurança e define estratégias operacionais para a Via-Sacra de Planaltina 2025

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) atuará de forma estratégica na tradicional encenação da Via-Sacra de Planaltina, que ocorrerá na próxima sexta-feira (18). O evento, que é considerado o maior espetáculo religioso do Distrito Federal e reúne anualmente cerca de 100 mil pessoas, contará com um robusto esquema de segurança coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), com a participação direta e intensiva da PMDF em todos os eixos operacionais.

O policiamento será reforçado com a presença de unidades especializadas da corporação, como o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), Batalhão de Trânsito (BPTran), Regimento de Polícia Montada (Cavalaria), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), além de equipes do policiamento convencional e motopatrulhamento. A atuação da PMDF será voltada tanto à prevenção de delitos quanto à orientação da população, com foco na proteção de fiéis, artistas e visitantes ao longo dos sete quilômetros do percurso, da Praça do Coreto ao Morro da Capelinha.

As ações de segurança pública também envolvem controle de fluxo de pessoas, patrulhamento em áreas críticas, pontos fixos de policiamento e presença constante nos principais acessos do evento. A PMDF estará integrada ao protocolo de segurança estabelecido pelo Governo do Distrito Federal, que inclui ainda o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Departamento de Trânsito (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Defesa Civil. Equipes de inteligência e tecnologia serão empregadas para garantir pronta resposta em qualquer situação de emergência.

A PMDF orienta que os participantes priorizem a utilização de transporte público e sigam as instruções dos agentes de segurança durante todo o trajeto. A corporação reforça seu compromisso com a ordem pública e com a promoção de um ambiente seguro para que a população possa participar deste importante ato religioso com tranquilidade.

Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF MUITO MAIS QUE SEGURANÇA