Na tarde desta terça-feira (08/04), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou, no Colégio Militar Tiradentes, o 2° Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação, reunindo comandantes de unidades operacionais, oficiais, praças, autoridades civis e militares, além de especialistas em segurança pública e tecnologia.
O evento teve como objetivo apresentar as principais inovações tecnológicas implementadas pela Corporação, com destaque para os sistemas Nexus, Nimbus, App 190DF, além das ferramentas de Escalas e Patrimônio, desenvolvidos pela Diretoria de Telemática (DITEL). O seminário também contou com palestras da Secretaria de Segurança Pública do DF, promovendo o intercâmbio de experiências sobre o uso da tecnologia em ações operacionais, emergenciais e de gestão de crises.
Durante o seminário, o Subcomandante-Geral da PMDF, Coronel QOPM Fabrício Boechat de Camargos, destacou, em discurso, a relevância do momento vivido pela Corporação:
“Senhoras e senhores, autoridades presentes, participantes do 2º Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação da PMDF, é com grande satisfação que se dá início a este evento tão relevante para a Corporação. O tema do seminário reflete os avanços significativos que a Polícia Militar do Distrito Federal tem alcançado nos últimos meses na área de tecnologia da informação, com foco operacional e na implementação de sistemas.
Vivencia-se um momento de transformação. A inteligência artificial já é uma realidade que impacta diretamente a missão institucional, aumentando a eficiência e a precisão no combate ao crime e na preservação da ordem pública.
Destaca-se o excelente trabalho da Diretoria de Telemática, sob a liderança do Coronel Clauder, que, juntamente com sua equipe, tem desenvolvido soluções inovadoras como o Nexus, o Nimbus, o aplicativo 190DF, além das ferramentas de Escalas e Patrimônio. Esses sistemas têm como objetivo integrar com agilidade as diversas áreas da Corporação e transformar a forma de atuação no dia a dia.
O sistema de Reconhecimento Facial, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, será um divisor de águas. Em breve, os policiais militares contarão com uma ferramenta capaz de identificar foragidos, localizar pessoas desaparecidas e apoiar abordagens, tudo com segurança e respaldo legal.
Com apenas alguns cliques, será possível gerar Ordens de Operações complexas, que antes exigiam grandes equipes especializadas. Trata-se de um salto tecnológico histórico para a Polícia Militar do Distrito Federal.
Agradece-se às autoridades presentes neste seminário e reitera-se que a tão almejada integralidade entre os órgãos de segurança pública já é uma realidade. A PMDF permanece à disposição.
Aos policiais militares: é essencial confiar, participar e colaborar. Cada um é parte fundamental deste novo momento. Que todos acreditem no processo.
Por fim, registra-se o agradecimento a todos os envolvidos neste momento de transformação. Com tecnologia, preparo e comprometimento, a Polícia Militar do Distrito Federal segue garantindo a segurança da capital do país.
POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL! MUITO MAIS QUE SEGURANÇA! ORGULHO DE SER POLICIAL MILITAR!
Muito obrigado.”
Compuseram a mesa de autoridades o Subcomandante-Geral da PMDF, Cel QOPM Fabrício Boechat de Camargos; o Diretor da Ditel, Cel QOPM Clauder Costa de Lima; o Chefe do DLF, Cel QOPM Herbert de Almeida Jardim; o Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alexandre Villain; e o Cel Veterano Bilmar Angelis de Almeida Ferreira, Secretário Executivo de Gestão Integrada da SSP/DF.
A Polícia Militar do Distrito Federal reafirma, por meio de iniciativas como esta, seu compromisso com a modernização, a integração entre instituições e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF MUITO MAIS QUE SEGURANÇA