Aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PMDF 2025

Teve início na manhã desta sexta-feira (28), no auditório do Colégio Militar Tiradentes, mais uma edição do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PMDF (CAO 2025). O evento foi marcado pela aula inaugural proferida pelo Major da PMDF, Thiago Gomes Nascimento, com o tema: O Oficial como Gestor de Mudanças: Desafios e Oportunidades para o Novo Ciclo da PMDF.

A aula inaugural do CAO 2025 contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Chefe do Estado-Maior da PMDF, Coronel Marcus Vinícius da Silva Antunes; a Chefe do Departamento de Educação e Cultura, Coronel Karla Cristian Rodrigues; o Chefe do Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal, Coronel Waldeci Ramalho; o Diretor de Especialização e Aperfeiçoamento, Coronel Cristiano Curado Guedes; e o Comandante da Academia de Polícia Militar de Brasília, Coronel José Ítalo Soares Tomaz.

Sessenta e três Capitães iniciaram o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Policiais. O curso é requisito para o acesso ao posto de Major e tem como objetivo capacitar os oficiais para o exercício de cargos de gestão, alinhando as estratégias da Corporação ao plano tático-operacional.

O Coronel José Ítalo Soares Tomaz, Comandante da APMB, leu a Ordem do Dia e ressaltou a importância do CAO como um meio fundamental de preparar o oficial para as responsabilidades de exercer funções gerenciais dentro da Corporação. “O oficial que hoje inicia o CAO é chamado a refletir sobre os rumos da nossa Corporação. Em breve, vocês serão Oficiais Superiores e precisarão estar preparados para enfrentar não apenas os problemas que já existem, mas também os que surgirão no futuro próximo. Esperamos que este curso seja um grande divisor de águas para cada um de vocês”, afirmou.

Aula Inaugural

A aula inaugural foi ministrada pelo Major Thiago Gomes Nascimento, profissional de vasta formação acadêmica e experiência em gestão pública. Ele é Doutor em Ciências de Gestão pela Escola Doutoral de Ciências Econômicas e de Gestão da Aix-Marseille Université (AMU, França) e Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB, Brasil). Além disso, possui três pós-doutorados: um em Ciência do Comportamento, com foco em Administração Pública e Políticas Públicas, pelo Programa de Pós-graduação em Ciência do Comportamento da Universidade de Brasília; outro em Psicologia Organizacional, com ênfase em Equipes de Trabalho de Organização Pública, pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da UnB; e um terceiro em Administração Pública pelo Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (CAPP/ISCSP/ULisboa, Portugal). Sua trajetória acadêmica inclui ainda formações em áreas como finanças, psicologia e administração.

Com o tema O Oficial como Gestor de Mudanças: Desafios e Oportunidades para o Novo Ciclo da PMDF, a palestra abordou a importância da liderança e do planejamento estratégico no contexto policial. O palestrante destacou o papel do oficial como gestor de mudanças dentro da PMDF, enfatizando sua responsabilidade na formulação e implementação de ações em uma instituição de grande porte e com atribuições complexas.

O tema da aula foi “O Oficial como Gestor de Mudanças: Desafios e Oportunidades para o Novo Ciclo da PMDF”. O palestrante iniciou a apresentação destacando a relevância do papel do oficial como gestor na PMDF, enfatizando a responsabilidade de planejar e implementar ações em uma instituição de grande porte e com atribuições complexas como a Corporação. Ele citou a famosa frase de Peter Drucker, considerado um dos pais da administração moderna: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.” Com essa citação, Thiago procurou ilustrar a complexidade de planejar no presente, levando em consideração as repercussões futuras das decisões.

Ao assumir funções táticas e estratégicas e atuar como gestor de mudanças, o oficial não apenas altera a dinâmica imediata da Corporação, mas também gera consequências que reverberarão ao longo do tempo. “O planejamento diz respeito às implicações futuras das decisões que tomamos no presente”, afirmou Thiago, citando novamente Drucker.

O Curso

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais terá a duração de quatro meses e, ao seu término, os 63 oficiais estarão significativamente mais preparados para assumir funções de gestão na PMDF. Eles estarão capacitados para enfrentar os desafios diários da segurança pública no Distrito Federal, alinhando-se às novas demandas e exigências da sociedade. O curso proporciona uma base sólida para que os oficiais possam exercer suas funções com competência, visão estratégica e responsabilidade, contribuindo de forma decisiva para o fortalecimento e evolução da Corporação.