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A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) anuncia a aprovação da Portaria PMDF Nº 1.299, de 20 de dezembro de 2022, que regulamenta a identidade visual da instituição o RIV. De acordo com a nova edição, todas as peças de comunicação visual da PMDF, incluindo uniformes, veículos, materiais de escritório e impressos, deverão seguir as diretrizes estabelecidas pelo regulamento.

A Portaria visa fortalecer a imagem da PMDF, tornando a identidade visual da instituição mais coesa e uniforme. Além disso, o RIV também visa preservar a história e tradição da PMDF, garantindo que sua imagem seja reconhecida e respeitada pela população.

A PMDF espera que a nova normatização ajude a reforçar a imagem da instituição, tornando-a ainda mais forte e confiável. Além disso, a Portaria PMDF Nº 1.299 também visa facilitar o trabalho dos policiais, pois estabelece as diretrizes claras e precisas para todas as peças de comunicação visual da instituição.

Em resumo, a aprovação da Portaria PMDF Nº 1.299 representa uma grande conquista para a PMDF e para a população do Distrito Federal, uma vez que garante a uniformidade e a qualidade da identidade visual da instituição, reforçando sua imagem e sua presença no cenário nacional. acesse aqui o novo RIV

Entrou em vigor em 28 de dezembro de 2022, o novo Plano Estratégico da Polícia Militar do Distrito Federal (Portaria PMDF nº 1.302). Com vigência proposta de 2023 a 2034, é fruto do trabalho da Comissão de Estado-Maior nº 18/2021 com a assessoria técnica da Seção de Inteligência Estratégica (PM-2). Esse documento gerencial visa alinhar todas as ações da Corporação num mesmo norte. Cabe lembrar que o Plano Estratégico é de domínio público, sendo possível ser visualizado na página oficial da PMDF, no canto esquerdo, aba "PLANEJAMENTO", item "Planejamento Estratégico".   acesse aqui o novo PE

Em 06 de abril de 2021, o Estado-Maior iniciou o processo do ciclo de planejamento orçamentário do exercício financeiro de 2022, com uma reunião, na qual contou com os Chefes do Departamento de Logística e Finanças, Departamento de Gestão de Pessoal, Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal, Chefes da Seções do Estado-Maior, Auditor da PMDF e Coordenadores Setoriais de Orçamento.

No processo, os Coordenadores Setoriais de Orçamento (CSO) planejaram, de forma sistemática, quais são as aspirações de obras, materiais permanentes ou de consumo e contratações de pessoa jurídica para o ano de 2022. Após esse planejamento, a Seção de Orçamento compilou os dados dos CSOs e os encaminhou à Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal, a qual não aprovou a totalidade do orçamento requerido no planejamento interno institucional, conferindo um limite orçamentário com o qual a Corporação teve que se adequar.

Assim, na nova fase do planejamento orçamentário, os Ordenadores de Despesas tiveram que realizar cortes nas demandas almejadas, a fim de se ajustarem ao tetos estipulados. A Seção de Orçamento realizou a Proposta de Plano Interno de Orçamento e a encaminhou para a Subseção de Legislação para a devida publicação.

No dia 06 de janeiro foi realizada uma reunião envolvendo o Estado-Maior e a Controladoria-Geral do Distrito Federal, que apresentou os resultados apurados no ciclo de gestão de riscos da corporação do ano de 2021. Estavam presentes na reunião, representando a PMDF, o senhor Chefe do Estado-Maior CEL QOPM Reginaldo de Souza Leitão, o Subchefe do Estado-Maior CEL QOPM Nilson Alves de Araújo e os chefes de Seção do EM, representando a CGDF, o Coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade Robson Lopes da Gama Júnior e o Diretor de Integridade Leonardo Santos Ribeiro. O ilustre órgão de controle reforçou que a apresentação do relatório de auditoria tem como objetivo principal buscar o aprimoramento contínuo no processo de Gestão de Riscos com foco na estrutura, processo de implementação, gerenciamento e cultura da Gestão de Riscos na PMDF. Após a apresentação, o Chefe do Estado-Maior destacou a relevância da CGDF no histórico e evolução da Gestão de Riscos na PMDF, sempre com a presença e cooperação de auditores integrantes da CGDF. O CHEM também aproveitou a oportunidade para agradecer a apresentação com os feedbacks mediante as recomendações elencadas no relatório, reforçando que os resultados apresentados serão transformados em ações concretas para a melhoria contínua da instituição, além do total interesse da PMDF na manutenção e fortalecimento da cooperação técnica visando também a capacitação e aperfeiçoamento de policiais militares envolvidos no processo de Gestão de Riscos institucional. 

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O Procedimento Operacional Padrão, ou simplesmente POP, teve sua origem no meio empresarial e industrial, sendo uma metodologia que consiste na descrição detalhada sobre a forma e ordem de ações (procedimentos) para a realização de determinada tarefa. Desta forma é possível padronizar as atividades, garantindo que a sua execução seja uniformizada visando maximizar os resultados a serem atingidos.

O POP, assim como outros métodos de padronização, surgiu a partir da década de 1940 como parte de projetos de Gestão de Qualidade Total ou Total Quality Management (TQM), cuja raiz é a busca pela qualidade em todos os processos de uma empresa. Essa ideia de padronização da produção remonta ao pós Segunda Guerra Mundial.

Essa metodologia também conhecida como Sistema de Produção, foi desenvolvida por Taiichi Ohno, um engenheiro mecânico também conhecido por ter desenvolvido o sistema Kanban. No pós guerra, a empresa Toyota encontrava-se à beira da falência e Ohno em conjunto com outros dois colaboradores criaram uma estratégia de fabricação, desta forma permitindo que a empresa voltasse a crescer e a obter lucros. Essa padronização, depois chamada de Toyotismo, é considerada a primeira aplicação de Gestão de Qualidade.

No mundo empresarial, adotar o POP é uma forma de reduzir custos, aumentar a eficiência dos produtos e serviços, bem como minimizar o risco de ocorrer algum tipo de desperdício, erros e falhas na comunicação, diminuindo a necessidade de treinamentos e ganho na visibilidade de processos.

Na segurança pública, o POP é adotado por diversas instituições policiais pelo Brasil, inclusive pela PMDF. São exemplos de POP em vigor o Procedimento Operacional Padrão de atuação durante o período de grande propagação do novo Coronavírus (COVID-19) baixado pela Portaria PMDF Nº 1.123, de 13 de maio de 2020 e atualizado pela Instrução Normativa n.º 08 do Estado-Maior de 13 de abril de2021.

Outro exemplo é o POP Especial nº 04/2020 de atendimento de ocorrências de violência doméstica. Estabelecido em abril de 2021 por meio da Portaria PMDF n.° 1.175, dispõe sobre o atendimento de ocorrências de violência doméstica e familiar contra mulheres, idosos, crianças e adolescentes.

O POP na PMDF visa padronizar as ações policiais militares garantindo-se a orientação adequada a nas diversas ações. Vale destacar que o POP deve ser dinâmico e atualizado rapidamente de acordo com as necessidades, bem como possui caráter educacional e de doutrina operacional, além de garantir segurança ao homem e mulher da nossa corporação.

 

 

 

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