O 4º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal atingiu uma redução de 85% nos crimes de furtos no interior de veículos. Esse número expressivo corresponde ao período de outubro deste ano, em comparação ao mesmo período no ano de 2024.
Além da queda registrada no índice de furto em veículos, a atuação estratégica da unidade, em conjunto com a parceria da comunidade, obteve resultados relevantes: as tentativas de homicídio tiveram redução de 50%, roubo de veículos 20%, roubo a transeunte 30%, roubo em comercio 77%, resultando em uma queda de 33% nos crimes contra o patrimônio, no período de janeiro a outubro de 2025, comparado ao igual intervalo de 2024.
Outro ponto importante para essa redução foi a chegada de novas viaturas que possibilitou aumentar o efetivo policial empregado nas ruas, diminuindo o tempo de resposta da Polícia Militar no atendimento das ocorrências.
Um dos fundamentos dessa nova estratégia de policiamento preventivo é o programa Guardião Comunitário, que estreitou a parceria entre a corporação e os moradores. Por meio de encontros frequentes com lideranças locais, visitas a empreendimentos comerciais e iniciativas educativas, o programa elevou o nível de confiança entre ambas as partes. “Essa proximidade com o morador facilita que as demandas cheguem mais rápido e de forma mais precisa até nós, evitando retrabalho e contribuindo para que os delitos sejam resolvidos ou impedidos com maior rapidez”, ressalta o Tenente-Coronel Passos comandante do 4º BPM.
Outro destaque é o envolvimento ativo dos policiais militares e o aumento do efetivo empregado, através do Serviço Voluntário Gratificado, possibilitando um aumento significativo no número de equipes escaladas no patrulhamento ostensivo, distribuídas de maneira estratégica, através do mapeamento das áreas de maiores incidências criminais. O reconhecimento das atividades desempenhadas, a valorização profissional e a participação direta nos resultados elevaram o espírito de equipe. “Esse indicador não se limita a números, ele representa o crescimento da sensação de segurança por parte da população e da confiança depositada no trabalho da corporação”, avalia o comandante Passos.
O reflexo da queda nos índices criminais é visível na comunidade. Moradores relatam maior tranquilidade nas vias públicas, o comércio mais aquecido e famílias retornando a praças e parques, sinais claros de que a segurança pública é uma construção coletiva.

