Abertura da 1ª Conferência Distrital da Segurança Pública reúne autoridades e sociedade civil em Brasília

Fotos: SSP/DF
Na manhã desta terça-feira (26), o auditório do ParlaMundi LBV foi palco da abertura oficial da 1ª Conferência Distrital da Segurança Pública (CONFEDISP). O evento, que segue até o dia 28 de novembro, reúne autoridades civis e militares, representantes da sociedade civil, entidades de classe e acadêmicos, com o objetivo de promover debates sobre a segurança pública no Distrito Federal.
Entre os presentes, destacou-se a participação do subcomandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Fabrício Boechat de Camargos. O coronel enfatizou a relevância da integração entre os diversos setores da sociedade na busca por soluções conjuntas.
“A segurança pública é construída com diálogo e cooperação. A CONFEDISP nos permite ouvir e integrar as vozes da sociedade civil, especialistas e agentes públicos, fortalecendo o compromisso com uma segurança cidadã e participativa”, declarou o coronel Carmagos.
O evento, realizado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), faz parte do Programa DF Mais Seguro – Segurança Integral e está inserido no eixo “Cidadão Mais Seguro”. A iniciativa tem como meta principal a redução sustentável dos índices de criminalidade e violência, além de promover direitos humanos e melhorar a sensação de segurança da população.
Para o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, a conferência representa um marco na gestão da segurança pública no Distrito Federal.
“Estamos construindo um modelo de segurança que coloca o cidadão no centro das discussões. Este é um espaço democrático para ouvir as demandas e construir políticas públicas que garantam direitos, promovam a paz social e fortaleçam a integração entre os atores envolvidos”, afirmou o secretário.
A CONFEDISP é inédita na capital federal e oferece uma oportunidade única para que delegados, com direito a voz e voto, discutam temas estratégicos previamente definidos, promovendo maior participação cidadã na formulação de políticas públicas.
Com a presença de 37 delegados – entre representantes da sociedade civil, comunidade acadêmica e entidades de classe –, a expectativa é que a conferência traga contribuições significativas para o Plano Distrital de Segurança Pública e Defesa Social (PDISP), consolidando um ambiente mais seguro e integrador para todos.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF – Muito mais que segurança
Orgulho de ser Policial Militar