Em uma cerimônia animada e emocionante, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) da Polícia Militar do Distrito Federal, em parceria com a Escola Classe 29 de Taguatinga, celebrou a formatura da turma Copaíba do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará (PREALG). A solenidade, realizada nesta quinta-feira (14), marcou a conclusão do ciclo de aprendizado de 66 alunos do 5º ano, que se tornaram Guardiões Ambientais comprometidos com a proteção do meio ambiente.
Ao longo desse ciclo de instruções, os mais novos Guardiões Ambientais aprenderam a ser protetores, a cuidar do meio ambiente no qual estão inseridos e finalizaram a formatura entoando o lema: “O meio ambiente é o nosso maior patrimônio, protegê-lo é nossa missão”. Além disso, os formandos tornaram-se agentes de transformação, prontos para disseminar o conhecimento adquirido e inspirar mudanças positivas em suas comunidades.
O Curso de Guardiões Ambientais, uma das frentes de trabalho do PREALG, trabalha junto às instituições de Ensino Fundamental do Distrito Federal, tendo como referência a Lei 9.605/98 (Lei dos crimes ambientais), executando a segurança pública com foco na prevenção primária aos crimes ambientais.
A formatura da turma Copaíba representa um marco importante na jornada de preservação ambiental. A dedicação e o entusiasmo dos novos Guardiões Ambientais da EC 29 de Taguatinga acendem a chama da esperança para um futuro mais verde e sustentável. Através da conscientização e da ação, esses jovens prometem fazer a diferença e inspirar as próximas gerações a protegerem nosso planeta com responsabilidade.