Em mais uma ação para coibir crimes ambientais no Distrito Federal, a Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Grupamento de Operações no Cerrado (GOC do BPMA), deflagrou uma operação na manhã desta sexta-feira (16/12) em um núcleo rural de Planaltina. A ação resultou na apreensão de uma retroescavadeira e na condução de três pessoas à delegacia.
De acordo com informações da corporação, a equipe do GOC recebeu denúncias anônimas sobre a prática de crimes ambientais em uma chácara localizada no Núcleo Rural do Arrozal, Gleba 134. Ao chegarem ao local, os policiais constataram a supressão de vegetação nativa e a realização de um possível parcelamento irregular do solo, com demarcação de lotes.
Os responsáveis pela ação não apresentaram nenhuma autorização ambiental para a realização das obras, nem documentação que comprovasse a propriedade do terreno. Diante dos fatos, os envolvidos foram conduzidos à 16ª Delegacia de Polícia Civil (Planaltina) para prestar esclarecimentos, sendo que a retroescavadeira utilizada no desmatamento foi apreendida e encaminhada ao depósito desta Delegacia.