A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Centro de Políticas de Segurança Pública (CPSP), participou do XV Seminário Internacional de Policiamento Comunitário (SISTEMA KOBAN) realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, entre os dias 25 a 27 de novembro. O evento teve o apoio da Embaixada Japonesa, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e da Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil/Japão (ACCTBJ), dentre outros.
O seminário teve como objetivo central a apresentação dos seis finalistas do Prêmio Boas Práticas em Polícia Comunitária que a PMMG realiza anualmente. Dessa forma a corporação fomenta o debate e a troca de experiências entre as diversas Policias Militares (DF, MS, PR e RS) que estiveram presentes no evento.
O que é a Polícia Comunitária
A Polícia comunitária é uma estratégia e filosofia organizacional que visa aproximar a polícia da comunidade para resolver problemas, como crime, violência, desordem e medo do crime o que de fato pode-se observar na apresentação dos projetos.
Essa filosofia baseia-se na ideia de que a polícia e a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas. Para isso, a polícia deve buscar as preocupações e necessidades da comunidade, em vez de usar ideias pré-concebidas.
O Seminário foi de grande valia e bastante inspirador, pode-se concluir que os princípios da polícia comunitária podem ser aplicados em qualquer localidade utilizando as metodologias corretas e a troca de informações entre as coirmãs fortalece os laços institucionais e o aprendizado técnico.