PMDF realiza cerimônia em homenagem ao Dia do Veterano

A Polícia Militar do Distrito Federal realizou a cerimônia em homenagem aos policiais militares da Reserva Remunerada, em comemoração ao Dia do Veterano. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (13), no pátio de formaturas da Academia de Polícia Militar de Brasília.

Criado pela lei número 7.412, de 18 de janeiro de 2024, O Dia do Veterano é uma reverência aos pioneiros da Polícia Militar do Distrito Federal que dedicaram suas vidas ao serviço policial e, merecidamente, ingressaram na Reserva Remunerada.

O evento teve início com a chegada dos veteranos em viaturas da PMDF, uma forma de reviver os anos como combatentes, no patrulhamento das ruas da capital federal.

Em seguida, realizaram o desembarque das viaturas para receberem a merecida homenagem pelo reconhecimento do serviço prestado. Os militares mais antigos, receberam uma homenagem, representando todos os veteranos da corporação. Logo após, os policiais recém ingressos na reserva remunerada foram agraciados com o distintivo dos veteranos.

A Comandante-Geral da PMDF, Coronel Ana Paula Barros Habka, marcou presença na solenidade, acompanhada do Deputado Distrital Hermeto e demais autoridades miliateres e civis. No uso da palavra, a Comandante fez questão de expressar a sua gratidão e reconhecimento aos policiais veteranos. “Hoje, diante de todos vocês, nos curvamos, não por ritual ou protocolo, mas por respeito. Respeito verdadeiro, puro, que nasce do reconhecimento eterno àqueles que pavimentaram nosso caminho até aqui. Se hoje somos uma das polícias militares mais respeitadas do país, é porque, desde a vinda do primeiro grupamento do Rio de Janeiro, lá em 1967, alguém plantou uma semente no Planalto Central. Imaginar as dificuldades que aqueles militares enfrentaram só aumenta nosso respeito e responsabilidade. Há quase 70 anos, esse compromisso com o povo cresce a cada década e hoje somos responsáveis pela tranquilidade de nossa capital. No Dia do Veterano, cada olhar aqui carrega uma história, como aquele primeiro grupamento de 150 homens que entregaram sua juventude e sua vida à corporação. Vejo rostos marcados por lutas, coragem, entrega. Cada coração guarda memórias de dias difíceis, de noites em claro, de amanheceres vencidos por coragem e compromisso de servir. Agradeço aos mais de 12.500 veteranos, homens e mulheres, que nos ensinaram e nos inspiraram a amar esta corporação. ”

A solenidade foi encerrada com o desfile da tropa, em homenagem aos veteranos.

pesquisar no portal