A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), realizou neste sábado (18/10) uma operação de fiscalização ambiental na QNN 33, em Ceilândia/DF, que resultou na apreensão de 22 pássaros da fauna silvestre brasileira mantidos irregularmente em cativeiro.
A ação foi conduzida pelo Grupo Tático Ambiental (GTA), após denúncia de crime ambiental. No local, foram encontrados diversos pássaros de espécies nativas, criados sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes.
Diante dos fatos, um indivíduo foi autuado e teve lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com fundamento no artigo 29, inciso III, da Lei nº 9.605/98 — Lei de Crimes Ambientais. As aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA), onde receberão os cuidados necessários e posterior destinação adequada.
Entre as espécies apreendidas estavam: oito baianos (Sporophila nigricollis), dois coleirinhos (Sporophila caerulescens), um tico-tico-rei (Coryphospingus cucullatus), três sabiás-laranjeira (Turdus rufiventris), um trinca-ferro (Saltator similis), um sanhaço-do-coqueiro (Thraupis palmarum), um cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana), quatro canários-da-terra (Sicalis flaveola) e um azulão (Cyanocompsa brissonii).
A Polícia Militar Ambiental reforça seu compromisso com a preservação da fauna e flora do Distrito Federal, atuando de forma firme e contínua no combate a crimes ambientais e na proteção dos recursos naturais.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF – Muito mais que segurança