Policiais militares do Grupo Tático Operacional do 17º Batalhão (Gtop 37) prenderam um foragido da Justiça, por volta das 18h desta sexta-feira (22). A equipe da PMDF realizou a abordagem de um indivíduo na QS 7 do Areal. O homem demonstrou nervosismo ao perceber a viatura. Apesar de nada ilícito ter sido encontrado na revista pessoal, uma consulta inicial aos sistemas da PMDF apontou a existência de um mandado de prisão em aberto.
Diante da suspeita, o abordado foi conduzido à 21ª DP. Já na delegacia, uma nova consulta não localizou o mandado inicialmente identificado. No entanto, a equipe recebeu apoio do BOPE e do 1º Batalhão, que confirmaram a existência do mandado.
A equipe policial fez contato com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais (GAECO/MG), que, por sua vez, entrou em contato direto com a equipe de plantão da 21ª DP.
Foi então confirmado que o mandado estava em sigilo devido à gravidade do caso. O conduzido é apontado como integrante de uma facção criminosa envolvida em crimes de grande vulto em Minas Gerais e outros Estados.
Ele era foragido de uma operação deflagrada em junho deste ano, que teve como alvo uma organização criminosa baseada em Patrocínio (MG), no Alto Paranaíba, responsável por um prejuízo superior a R$ 5 milhões em roubos de cargas de café.
A operação cumpriu 50 mandados em cinco cidades de Minas Gerais e Pernambuco, e desvendou um esquema que envolvia o desvio de cargas com participação direta de motoristas ligados ao grupo criminoso.
Na delegacia, o indivíduo permaneceu preso. Seu telefone celular foi retido pela autoridade policial, enquanto os demais pertences foram entregues ao advogado. Ele permanece disponível para o cumprimento da ordem judicial.
Segundo foragido
Ainda no Areal, o Grupo Tático Operacional do 28º Batalhão (Gtop 48) obteve êxito em prender um homem com dois mandados de prisão em aberto. Ele foi abordado na QS 11, às 20h45 desta sexta-feira.
Os mandados referem-se aos crimes de violência doméstica, com base na Lei Maria da Penha e desacato a servidor público. O foragido foi conduzido à 21ª Delegacia de Polícia, onde foram realizados os procedimentos legais.