A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio da ROTAM, participou na manhã desta terça-feira (19) da deflagração da Operação Royal, conduzida pela Polícia Federal. A ação teve como objetivo desarticular um grupo criminoso responsável pelo financiamento e distribuição de drogas no DF, além de atuar em outros estados do país.
A operação mobilizou cerca de 100 policiais federais e contou com o apoio da PMDF, da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/DF) e de forças de segurança do Rio de Janeiro e da Paraíba. Ao todo, a Justiça expediu 50 mandados judiciais, sendo 12 de prisão preventiva, 13 de prisão temporária e 27 de busca e apreensão, além do bloqueio de R$ 8 milhões em bens e valores dos investigados.
As investigações apontam que os criminosos funcionavam como um “consórcio”, reunindo semanalmente aportes financeiros para viabilizar a compra e a distribuição de drogas. O grupo também mantinha ligações com uma facção criminosa atuante no DF e é suspeito de envolvimento com lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas de fogo.
A participação da PMDF por meio da ROTAM reforça o compromisso da Corporação com o combate ao crime organizado e a segurança da população do Distrito Federal, atuando de forma integrada com outras forças de segurança para descapitalizar organizações criminosas e reduzir os impactos do tráfico de drogas na sociedade.
As penas para os crimes investigados podem chegar a 45 anos de prisão.