Os policiais militares do 1° Batalhão prenderam um homem com mandado em aberto por violência doméstica nesta terça-feira (29), por volta das 9h30, na Asa Sul.
Durante patrulhamento na quadra SQS 406, os militares foram acionados para prestar atendimento a uma mulher que apresentava sinais de confusão mental e ferimentos aparentes. Ela foi encontrada descalça, apresentando sangramento no peito do pé e atadura suja de sangue no braço esquerdo.
A equipe tentou contato verbal, mas a mulher demonstrava desorientação e dificuldade em responder perguntas. Após indicar um dos blocos do conjunto como seu local de residência, os agentes encontraram nos pilotis um zelador que confirmou a identidade da moradora e sua conexão com o apartamento 205, onde ela vivia com o filho. Segundo relatos, o filho demonstrava comportamento agressivo com a mãe.
Ao conduzir a mulher até sua casa, os militares foram recebidos pelo filho, que ao abrir a porta despertou consternação na equipe: havia um odor intenso no interior do apartamento, associado a condições de extrema insalubridade e acúmulo de sujeira. Ele disse que não percebeu a saída da mãe e admitiu que costumava trancá-la no imóvel quando saía, sem cuidados, mesmo diante da evidente necessidade de assistência contínua.
Diante dos ferimentos, a corporação solicitou apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), e a vítima foi atendida e conduzida a UPA de São Sebastião para procedimentos médicos.
Durante o atendimento, foi solicitada a documentação do filho, ocasião em que se constatou, por meio do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), a existência de um mandado de prisão em aberto em seu desfavor, com base na Lei 10.741, que trata do Estatuto do Idoso.
O indivíduo foi conduzido à 1ª Delegacia de Polícia. Na DP, a equipe foi orientada a apresentá-lo na DECRIN.