Nesta sexta-feira (11), a Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará (PREALG), realizou a formatura da Turma Tarumã do Projeto Guardiões Ambientais, na Escola Classe 303 de Samambaia.
Ao todo, 90 estudantes dos 5º anos do Ensino Fundamental receberam seus certificados de conclusão após participarem ativamente do projeto durante o primeiro ciclo de 2025. Ao longo do programa, os alunos aprenderam sobre cidadania ambiental, preservação da fauna e flora do Cerrado e a importância da responsabilidade individual na construção de um futuro sustentável.
A formatura celebrou o compromisso dos jovens com o meio ambiente e o papel transformador da educação preventiva. Os novos Guardiões Ambientais agora se tornam multiplicadores do conhecimento adquirido, influenciando colegas, familiares e a comunidade onde vivem.
O Projeto Guardiões Ambientais é uma das frentes do PREALG, com foco na prevenção primária dos crimes ambientais — especialmente aqueles relacionados à criação irregular de animais silvestres — tendo como base a Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).