PMDF recebe com honras o Hubert Bonneau, diretor-geral da Gendarmaria Nacional Francesa (DGGN) em seu Gabinete

Na tarde desta terça-feira (15), a Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Coronel Ana Paula Barros Habka, recebeu em seu gabinete a visita de cortesia do General Hubert Bonneau, Diretor-Geral da Gendarmaria Nacional Francesa.

A visita faz parte da agenda institucional do General Bonneau durante sua passagem pela América do Sul. Aproveitando sua viagem oficial à Guiana Francesa, o Diretor-Geral decidiu estender sua estadia para estreitar laços com as forças de segurança brasileiras, reconhecendo a importância da cooperação internacional entre as corporações.

Durante o encontro, foram discutidas boas práticas de segurança pública, estratégias de policiamento ostensivo e oportunidades de intercâmbio técnico entre a PMDF e a Gendarmaria Nacional Francesa. A reunião também reforçou o compromisso mútuo com a promoção da segurança cidadã e o fortalecimento das relações bilaterais na área de defesa e ordem pública, temas de interesse mútuo, principalmente em áreas como ensino, doutrina, logística e tecnologia militar, assuntos sobretudo pontos estratégicos.

Hubert Bonneau, diretor-geral da Gendarmaria Nacional Francesa (DGGN), foi recebido com honras pela Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que o condecorou maior honraria militar, a Medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier no grau Grã-Cruz, afirmando que “a presença do General representou o reconhecimento do profissionalismo e da competência da Polícia Militar do Distrito Federal no cenário internacional. Sendo uma honra receber um parceiro de tamanha relevância, portanto agraciado com a medalha concedida pelo governador do Estado”.

O General agradeceu, afirmando “o interesse de fazer uma parceria mais forte com a polícia nacional e a gendarmerie francesa, porque temos também condições que são particularmente difíceis. Somos a capital e temos duas organizações nacionais nas embaixadas que estão instaladas em Brasília. O ambiente é complicado para trabalhar, especialmente nas condições especiais da unidade especial de metade de direito. Portanto, permita-me agradecer, aliás, pela polícia diplomática que intervirá regularmente na embaixada da França. E eu vi os gendarmes que estão na embaixada que me disseram das melhores relações que existem entre a embaixada e os brasileiros. É a segunda cidade onde há mais representações internacionais e ajuda e embaixadas também. Portanto, você pode contar conosco, especialmente com os batalhões; é o quinto batalhão. Se você tiver alguns problemas de segurança ou alguma necessidade, não hesite em pedir ao comandante do batalhão responsável por todas as embaixadas da polícia militar no nível operacional.”

A visita reforçao papel da PMDF como instituição de referência em segurança pública e abre portas para futuras colaborações entre Brasil e França no âmbito policial e militar.