O Grupamento de Operações no Cerrado (GOC) do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), orientado por informações do serviço de inteligência, realizou uma operação de fiscalização ambiental no Recanto das Emas neste domingo (6). A ação resultou no resgate de 14 aves silvestres brasileiras mantidas de forma irregular em cativeiro.
Entre as espécies resgatadas estão 09 canários-da-terra (Sicalis flaveola), 04 baianos (Sporophila nigricollis) e 01 baiano (Sporophila caerulescens). Todas as aves estavam confinadas em condições impróprias, sem qualquer tipo de autorização dos órgãos ambientais competentes.
Dois indivíduos foram autuados pela prática de crime contra a fauna, previsto no art. 29, caput, inciso III da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). A Polícia Militar lavrou dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e os responsáveis responderão em liberdade.
As aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama), onde receberão os cuidados adequados e, futuramente, poderão ser reabilitadas e devolvidas à natureza.