PMDF comemora 28 anos da implantação do repeito à faixa de pedestre no Distrito Federal

O Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal (CPTran), que inclui o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), promoveu um evento na área comercial da Igrejinha e na Escola Classe 308 Sul, em comemoração ao Dia da Faixa de Pedestre. Diversas atividades comunitárias e educativas sobre segurança no trânsito foram realizadas, com o objetivo de reforçar a conscientização sobre o tema.

 

A quadra 307/308 Sul, local da primeira faixa de pedestre implantada no DF, foi palco do evento, que contou com a presença do grupo de teatro Rodovia, da Polícia Militar, e dos alunos da Escola Classe 308. Os estudantes participaram de uma barreira educativa para alertar os motoristas da região sobre as regras básicas de trânsito.

Desde a implantação da faixa de pedestre, os índices de acidentes no trânsito apresentaram uma queda significativa. Além disso, o respeito ao pedestre representa uma grande conquista de cidadania para a capital federal.

Por meio de ações como essa, a PMDF busca continuar sensibilizando a população, motoristas e pedestres, para o respeito mútuo no trânsito, tornando as vias mais seguras e propícias à convivência pacífica.

O tenente-coronel do Batalhão de Policiamento de Trânsito da PMDF, Batista, coordenou a ação na Asa Sul e explicou que a escolha do local teve como objetivo relembrar as atividades desempenhadas na quadra em 1997, promovendo a conscientização sobre a faixa de pedestres, recém-inaugurada à época. “Foi um trabalho árduo, envolvendo vários órgãos. Quando iniciamos essas ações, há 28 anos, nosso objetivo era que, mesmo sem a presença dos agentes, as pessoas incorporassem esse hábito. Afinal, a grande finalidade das faixas é preservar vidas”, relembrou.

Para Guilherme, fisioterapeuta abordado durante a blitz educativa, esse trabalho da Polícia Militar é fundamental para manter o respeito à faixa. Muito empolgado, ele parabenizou Brasília pela iniciativa. “Comemorar o aniversário desse feito significa dar continuidade a um trabalho de 28 anos e evitar que caia no esquecimento. Espero que todo o país siga o exemplo de Brasília e respeite esse símbolo de gentileza e cortesia aos pedestres”, afirmou.

Histórico

O Dia da Faixa, celebrado em 1º de abril, foi instituído para homenagear a iniciativa pioneira do saudoso Coronel Azevedo, responsável pela implantação das faixas de pedestres em 1997, na SQS 307 da Asa Sul. Desde então, o respeito à faixa tornou-se uma parte consolidada da cultura do trânsito em Brasília.

No Distrito Federal, a prática de se aproximar de uma faixa de pedestre, fazer o “sinal de vida” (acenando com a mão), aguardar a parada dos veículos e, finalmente, atravessar a via é um gesto amplamente adotado por pedestres e motoristas.

Embora não esteja previsto no Código de Trânsito Brasileiro, esse gesto é replicado em diversas localidades do país. Atualmente, segundo o BPTran, o Distrito Federal conta com mais de 5.000 faixas.

A população do DF é reconhecida nacionalmente pelo respeito aos direitos dos pedestres na travessia das faixas.

Centro de Comunicação Social
PMDF – Muito mais que segurança