Estado-Maior: Portal de Planejamento e Gestão

A+ A A-

Artigo apresentado por capitão no CAO 2020/21 auxiliará na construção de proposta de indicadores de desempenho estratégico-operacionais da Corporação

O trabalho de conclusão de curso do Capitão Carlos Henrique Moraes Santos, apresentado no CAO do ISCP será usado como ponto de partida para a construção de Indicadores de Desempenho Estratégico-Operacionais da Corporação. O Chefe da Seção de Doutrina Operacional, TC Guedes, foi orientador do oficial durante o CAO e está trabalhando em conjunto com a  SSP, por meio da Coordenação de Coleta e Tratamento de Dados da Subsecretaria de Gestão da Informação, na elaboração dos indicadores que serão apresentados ao Chefe do Estado-Maior.

Constituído como um artigo com o título "UM ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS INDICADORES DE DESEMPENHO OPERACIONAL NA PMDF" apresentou uma pesquisa com possíveis  indicadores de desempenho  operacionais com metodologia matemática que inova na forma da coleta e apresentação dos dados. No artigo o CAP Carlos Henrique esclarece que "a gestão do desempenho operacional deve ser contínua e permanente, tomada como instrumento essencial para uma administração efetiva e transparente.". O deslinde do trabalho foi ao encontro dos anseios do orientador que buscava subsídios para o início do estudo para modelagem de tais indicadores. 

O TC Guedes esclareceu que o trabalho, embora apresente um perspectiva tático operacional, será aproveitado para a construção de indicadores estratégicos, com maior amplitude temporal e de macrorregiões de análise buscando subsidiar o comando-geral com dados que possam esclarecer, por meio de métodos padronizados, os resultados alcançados e a manutenção ou correção dos caminhos operacionais da Corporação.

A Polícia Militar já possui estabelecido os Indicadores de Desempenho do Sistema de Gestão Estratégica por meio da Portaria PMDF n.º 1.158 , bem como os seus doze Planos Diretores aprovados pela Portaria PMDF n.º 1.141, sendo um dos resultados da priorização do Plano Diretor do Departamento Operacional - PDDOP "Desenvolver projeto de implantação da sistemática de análise criminal no planejamento e emprego dos recursos policiais". Assim pretende-se estabelecer métodos para o aprimoramento da gestão operacional da instituição.

A iniciativa ainda está no começo e a PM-3 consultará o DOP para o estabelecimento dos indicadores, mas pretende-se formar um conjunto de padrões relativizados para melhor entendimento da produção operacional da instituição. Esses dados de produção serão relativizados com população, área geográfica, efetivos entre outros parâmetros.

O TC Guedes cita Willian Edwards Deming que disse em 1950: "Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia” desta forma é preciso aperfeiçoar os métodos de análise dos dados estatísticos de acordo com a necessidade, quer ela operacional, tática ou estratégica. 

Assim finaliza: a medição da produtividade informa tudo sobre o atendimento policial militar, só não diz como reduzir sua frequência. É dentro desta perspectiva que se pretende munir o alto comando com dados que possam subsidiar a tomada de decisão.

Segue link  para leitura do artigo.

POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL - MUITO MAIS QUE SEGURANÇA

Estado-Maior

SPO Área Especial Conjunto 4, Setor Policial Sul - Brasilia/DF, CEP 70610-212

 

External links are provided for reference purposes. The World News II is not responsible for the content of external Internet sites.
Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.