Estado-Maior: Portal de Planejamento e Gestão

Switch to desktop Register Login

Revisão do Plano Estratégico - 3ª edição

A revisão do Plano Estratégico PMDF 2011-2022 - 3ª edição, encontra-se em fase final de validação na Corporação.

2Foto Reviso Plano Estratgico

 O Plano Estratégico da PMDF (PE PMDF 2011-2022) foi um documento constituído com base nas demandas da sociedade e tem como escopo o aprimoramento dos processos internos, ou seja, excelência em gestão, e a aproximação da Corporação com o cidadão.

No entanto, este documento constituiu apenas o primeiro ciclo, ou seja, sua concepção.

Ao fomentar o acompanhamento e aprimoramento do sistema de gestão estratégica por toda a Corporação, em 2013 e 2014 o Plano Estratégico da PMDF foi revisado e desdobrado em planos diretores das áreas administrativas e operacionais. Também nesse período, foi publicado o Plano de Riscos da Corporação e implantado o processo de gestão de riscos institucionais.

Nesse viés, conforme alvitra à adequada gestão administrativa, revisões periódicas dos procedimentos vêm sendo realizadas, com o apropriado e contínuo monitoramento de todo o ambiente, ajustando-o às novas tendências, sendo, dessa forma, novamente revisados todos os planos diretores organizacionais em 2018 e 2019.

Ocorre que a dinâmica de autocrítica não é simples e exige uma perfeita avaliação dos indicadores de desempenho institucional, um processo técnico de gestão estratégica que envolve comparações entre o previsto e o alcançado, e perfeito alinhamento aos objetivos, desafios e metas.

Porém, estes não são empecilhos para a Polícia Militar do Distrito Federal, que busca a todo custo o aprimoramento de seu processo gerencial e visa atender melhor a sociedade.