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A história do Procedimento Operacional Padrão- POP e sua aplicação na PMDF

Categoria: NOTÍCIAS DO EM
Escrito por 2º SGT ROBERTO SILVA
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O Procedimento Operacional Padrão, ou simplesmente POP, teve sua origem no meio empresarial e industrial, sendo uma metodologia que consiste na descrição detalhada sobre a forma e ordem de ações (procedimentos) para a realização de determinada tarefa. Desta forma é possível padronizar as atividades, garantindo que a sua execução seja uniformizada visando maximizar os resultados a serem atingidos.

O POP, assim como outros métodos de padronização, surgiu a partir da década de 1940 como parte de projetos de Gestão de Qualidade Total ou Total Quality Management (TQM), cuja raiz é a busca pela qualidade em todos os processos de uma empresa. Essa ideia de padronização da produção remonta ao pós Segunda Guerra Mundial.

Essa metodologia também conhecida como Sistema de Produção, foi desenvolvida por Taiichi Ohno, um engenheiro mecânico também conhecido por ter desenvolvido o sistema Kanban. No pós guerra, a empresa Toyota encontrava-se à beira da falência e Ohno em conjunto com outros dois colaboradores criaram uma estratégia de fabricação, desta forma permitindo que a empresa voltasse a crescer e a obter lucros. Essa padronização, depois chamada de Toyotismo, é considerada a primeira aplicação de Gestão de Qualidade.

No mundo empresarial, adotar o POP é uma forma de reduzir custos, aumentar a eficiência dos produtos e serviços, bem como minimizar o risco de ocorrer algum tipo de desperdício, erros e falhas na comunicação, diminuindo a necessidade de treinamentos e ganho na visibilidade de processos.

Na segurança pública, o POP é adotado por diversas instituições policiais pelo Brasil, inclusive pela PMDF. São exemplos de POP em vigor o Procedimento Operacional Padrão de atuação durante o período de grande propagação do novo Coronavírus (COVID-19) baixado pela Portaria PMDF Nº 1.123, de 13 de maio de 2020 e atualizado pela Instrução Normativa n.º 08 do Estado-Maior de 13 de abril de2021.

Outro exemplo é o POP Especial nº 04/2020 de atendimento de ocorrências de violência doméstica. Estabelecido em abril de 2021 por meio da Portaria PMDF n.° 1.175, dispõe sobre o atendimento de ocorrências de violência doméstica e familiar contra mulheres, idosos, crianças e adolescentes.

O POP na PMDF visa padronizar as ações policiais militares garantindo-se a orientação adequada a nas diversas ações. Vale destacar que o POP deve ser dinâmico e atualizado rapidamente de acordo com as necessidades, bem como possui caráter educacional e de doutrina operacional, além de garantir segurança ao homem e mulher da nossa corporação.