A Capelania Militar é um órgão de assistência aos policiais militares, seus familiares e servidores civis que atuam na PMDF. Sua missão é colaborar para que o policial militar esteja no máximo do seu potencial para bem servir à sociedade. Sua atividade consiste na prestação de assistência religiosa, assistência espiritual e promoção de educação moral do efetivo. A assistência religiosa compreende o exercício de cultos, a celebração de ofícios, ordenanças, sacramentos e outros atos religiosos, de caráter confessional, em benefício dos integrantes da Instituição, conforme o credo professado pelo assistido. A assistência espiritual compreende o exercício de atividades de caráter religioso que transcendem os limites confessionais, direcionadas ao público geral com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e institucional, elevar o moral individual e coletivo, bem como possibilitar um convívio fraternal e harmonioso nos ambientes profissional, familiar e comunitário. A educação moral objetiva o bem-estar do policial militar e de seus familiares e compreende as ações e atividades destinadas à formação, cultivo e fortalecimento de valores morais e éticos adotados pela Instituição.
A Capelania promove a prática da fé e do relacionamento com Deus, como forma de desenvolvimento pessoal e Institucional. Trabalha a motivação e a satisfação no trabalho, a aproximação entre a Corporação e a comunidade, a prevenção ao suicídio e a violência doméstica, ao não endividamento, a prevenção da dependência química, promovendo a qualidade de vida do policial. Todos os serviços oferecidos pela Capelania são gratuitos para policiais, seus dependentes e pensionistas. A Capelania oferece as seguintes atividades:
A Capelania funciona de segunda-feira a sexta-feira de 7h às 19h, com atendimento de plantão em feriados e finais de semana para necessidades emergenciais. Tem como prioridades de atendimento os Policiais Militares da ativa, da reserva, reformados, seus dependentes e servidores civis que atuam na PMDF. Importante ressaltar que o atendimento de emergência é imediato, podendo ser por telefone; e a previsão do tempo de espera para o atendimento agendado é entre 12h e 48h.