A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) participou, nesta quinta-feira (9), da audiência pública promovida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios para discutir a criação de um canal especializado em denúncias de violência policial. O encontro foi realizado no auditório da sede do MPDFT, das 14h às 18h, e reuniu representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e especialistas da área de direitos humanos.
A iniciativa, conduzida pela Ouvidoria do MPDFT, tem como objetivo construir, de forma participativa e interinstitucional, um instrumento de controle social eficaz, acessível e confiável, que fortaleça a atuação do Ministério Público na apuração de possíveis casos de violência policial e na defesa dos direitos humanos.
Durante o evento, o coronel Palhares, que representou a PMDF na audiência, destacou o compromisso permanente da Corporação com a sociedade e com o respeito aos direitos humanos:
“A Polícia Militar do Distrito Federal, sem qualquer traço de dúvida, é motivo de orgulho para a população de Brasília. Fazemos parte de uma polícia cidadã, essencialmente comprometida com a defesa e promoção dos direitos humanos, responsável por inúmeros programas e projetos sociais, tais como o PROERD e PROVID – voltados para erradicação das drogas e proteção de mulheres vítimas de violência doméstica, respectivamente, educação ambiental, educação no trânsito, escolinhas de futebol e de artes marciais, contemplando diretamente algo em torno de meio milhão de pessoas da comunidade por ano. Na mesma linha, temos a média também anual de 150 mil atendimentos pelo telefone 190, 10 mil prisões em flagrante, além da rede de vinhos protegidos, conselhos comunitários de segurança, entre tantos outros. Somos uma polícia 100% dedicada à proteção da sociedade brasiliense, mas que reconhece que sempre há espaço para aperfeiçoar o nosso trabalho. Essa é a nossa maior preocupação: prestar cada vez mais um serviço de excelência à comunidade, razão pela qual reputamos como salutar a abertura do presente espaço para debate com a sociedade .”
A participação da PMDF reforça a postura institucional de transparência, diálogo e aprimoramento contínuo de suas práticas operacionais, reafirmando o compromisso da Corporação com uma atuação técnica, ética e próxima da população.
Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF MUITO MAIS QUE SEGURANÇA
