
Escrito por Wallace Ximenes
Novos alunos do Curso de Comunicação Social da PMDF 2017 receberam boas-vindas durante a aula inaugural, na tarde desta segunda-feira (6), no Auditório do Comando Militar do Planalto, Setor Militar Urbano. Os jornalistas Giulianno Cartaxo e Alexandre Garcia foram os palestrantes do evento.
Com 40 policiais militares inscritos, sendo um do Acre, um do Rio de Janeiro e um oficial do Exército Brasileiro. O curso tem o objetivo de capacitar os novos alunos para atuarem de forma eficaz e eficiente na área de comunicação, além de dar enfoque na elaboração e compreensão da notícia, respeitando a linguagem e a formatação específica para jornais, revistas, rádio, televisão e internet.
Em seu discurso, o coronel Nunes, comandante-geral da Polícia Militar, destacou o importante papel de garantir a informação com transparência. “Comunicar o que fazemos é direito da sociedade. Trabalhamos muito, porém nem sempre conseguimos mostrar os importantes feitos que realizamos no dia a dia em benefício da sociedade”, discursou.
O coronel Cláudio Ribas, chefe da Casa Militar, que na ocasião representou o governador Rodrigo Rollemberg, parabenizou o ótimo trabalho que vem sendo realizado pelo Centro de Comunicação Social da PMDF. "A informação tem que ser fidedigna, não pode ser manipulada, tem que ser verdadeira, transparente e acredito que hoje o CCS tem trabalhado neste sentido".
O jornalista Giulianno Cartaxo destacou a evolução da percepção das pessoas em relação à Polícia Militar. “Hoje em dia, o cidadão está despertando para a necessidade de mudanças na legislação de forma que o trabalho da Polícia Militar seja de ciclo completo”, e reconheceu “o nosso foco nesse momento é fazer com que o cidadão de bem saiba que ele não está sozinho. Existem centenas de homens e mulheres policiais trabalhando, deixando as suas famílias, para garantir que possamos dormir tranquilos”, destacou.
Entre os assuntos abordados em sua palestra, o jornalista Alexandre Garcia comentou sobre o Termo Circunstanciado de Ocorrência."O Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) é uma realidade mundial e uma tendência aqui no Brasil, tendo em vista que a realização do TCO pelas Polícias Militares representa economia de gastos em relação ao deslocamento das viaturas para as delegacias e, ao mesmo tempo, agiliza o serviço de atendimento à população e mantém o policiamento nas ruas".
O evento contou com presença do coronel Cláudio Ribas, chefe da Casa Militar, do comandante-geral da PMDF, coronel Marcos Antônio Nunes, do chefe do Departamento de Educação e Cultura, coronel Sousa Lima, do coronel Hêlbert Borges Marins, chefe do Centro de Comunicação Social e diretor do curso, do doutor José Neife de Alcântara, presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança do DF, do tenente-coronel Lemos do Exército Brasileiro, além de outras autoridades civis e militares.
O curso tem duração de 170 h/a e o término está previsto para o dia 24 de abril deste ano.