Polícia Militar do Distrito Federal

Switch to desktop Register Login

Polícia Militar e Secretaria de Educação juntas em projeto que previne a violência no ambiente escolar

A Polícia Militar tem procurado de diversas formas também contribuir para a segurança por meio de outros órgãos, e é isso que acontece com a Secretaria de Educação, uma grande parceira da PMDF em mais um desafio. O Projeto Segurança e Cidadania: Construindo Caminhos é um exemplo desta parceria, que a Polícia entra nas escolas em palestras especificas. O sucesso do projeto, já desenvolvido em Planaltina e Ceilândia, mostra a dedicação da Polícia Militar em fomentar estratégias de aproximação com a população do DF ao passo que a corporação desenvolve projetos de Educação em Segurança Pública para a sociedade e investe em projetos e programas sociais orientados à aproximação comunitária.

A principal ação do projeto é o Curso: Polícia Cidadã em uma Perspectiva Escolar, uma formação para a Cultura de Paz no ambiente escolar, que está em desenvolvimento no Centro Educacional Stella dos Cherubins Tróis de Planaltina neste semestre. A última temática trabalhada foi Mediação de Conflitos, ministrada pelo sargento Ed Wilson, do 14º BPM. O encontro tratou da criação de estratégias de envolvimento da comunidade escolar com a polícia para a construção de soluções conjuntas e também abordou uma caracterização da cultura da negociação para a resolução pacífica de conflitos.

Para fins práticos, foi apresentado o monólogo “Um Alerta” pelo cabo Mário Wilson do 10º BPM, numa abordagem do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, que pretende transformar o espectador em sujeito atuante, transformador da ação dramática que lhe é apresentada, de forma que ele passe a ser o protagonista e transformador desta ação. Dessa forma, estudantes, professores e policiais discutiram a respeito dos diversos conflitos no ambiente escolar e construíram, em conjunto, caminhos para uma mediação efetiva para a promoção de uma Cultura de Paz.

Conforme Plano Estratégico da PMDF (2011-2022), a polícia militar destaca a importância do “estabelecimento de parcerias estratégicas com os diversos segmentos públicos”, o que tem contribuído em diversas ações implementadas pelo GDF, como no projeto Segurança e Cidadania: Construindo Caminhos. É compromisso da PMDF a integração de Políticas Públicas; dessa forma, a parceria com a Educação tem investido na participação da Polícia Comunitária para a qualidade das ações de prevenção de violências no ambiente escolar, propostas pelo projeto em comento.

Por Paula Ribeiro – SEDF

Polícia Militar do Distrito Federal - Muito mais que segurança. Todos os direitos reservados © 2015