Estado-Maior: Portal de Planejamento e Gestão

A+ A A-

Cadetes do CFO III da 23ª turma visitam o Estado-Maior da PMDF

 

CADETES CFO 

Os cadetes do 3º ano do Curso de Formação de Oficiais, pertencentes a 23ª turma, receberam palestra sobre as atividades e visitaram o Estado-Maior da PMDF na sexta-feira, 21 de maio.

 O evento, planejado pelo instrutor da disciplina Trabalho de Comando, TC Guedes, contou com o apoio de todos os chefes de seção do Estado-Maior que palestraram sobre suas principais atividades e projetos em andamento. 

O Estado-Maior é o principal órgão de assessoramento do Comandante-Geral, sendo responsável pelo planejamento estratégico, bem como o centro do sistema de planejamento, programação e orçamento da Corporação.

Devido a pandemia, a instrução, que reuniu 109 cadetes da turma, foi realizada em local aberto e arejado nas instalações da APMB com distanciamento de pelos menos dois metros entre as carteiras universitárias colocadas na área do pátio da garagem da unidade escola. Na sequência, divididos em cinco grupos, tendo em vista os cuidados de distanciamento social, visitaram as instalações do EM no Palácio Tiradentes. 

As seções por meio de seus representantes destacaram a nova composição do Estado-Maior, estabelecida pelo Decreto Federal n.º 10.443 de 28 de julho de 2020, bem como o retorno da estrutura do EM ao Quartel do Comando-Geral, ocorrida em agosto de 2020, após 10 anos de sua ausência física naquele edifício. Apresentaram ainda informações da estrutura, atribuições, trabalhos realizados e em andamento de cada área e destacaram o caráter estratégico das ações do EM.

É na disciplina Trabalho de Comando que o aluno a oficial essencialmente possui contato com as atribuições deste importante órgão do Comando-Geral que é o Estado-Maior. Conceitos importantes como a teoria da decisão, tipos de coordenação e supervisão, métodos de reuniões, bem como documentos de Estado-Maior são apresentados e desmitificados, esclarecendo aos futuros oficiais que as características de um bom oficial de Estado-Maior permeiam todos os níveis de comando da Corporação, desde o nível estratégico, até o operacional onde irão assessorar seus comandantes na primeira etapa de suas carreiras.

Os alunos a oficial materializaram o momento com a entrega aos palestrantes de uma flâmula em miniatura, símbolo da 23ª turma.

POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL - MUITO MAIS QUE SEGURANÇA

Estado-Maior

SPO Área Especial Conjunto 4, Setor Policial Sul - Brasilia/DF, CEP 70610-212

 

External links are provided for reference purposes. The World News II is not responsible for the content of external Internet sites.
Template Design © Joomla Templates | GavickPro. All rights reserved.